Contadores prestarão exame de suficiência a partir de março

12-01-2011 21:27

Contadores prestarão exame de suficiência a partir de março

Inscrições para a realização da prova terão início em 10 de janeiro e vão até o dia 1º de fevereiro. Para a categoria, exame valoriza a profissão.
A partir de março deste ano, bacharéis em Ciências Contábeis ou Técnico em Contabilidade prestarão o Exame de Suficiência instituído pela Lei nº 12.249/2010. A categoria considera a implantação do exame positiva para os contadores, já que visa a valorização da atividade profissional. Atualmente há 15.512 contadores no Distrito Federal e 464.769 em todo o Brasil. Em todo o país, há cerca de 70 mil empresas contábeis.

Para o contador e professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB) José França, uma classe não se valoriza em função de uma prova, mas o Exame de Suficiência fará com que o egresso concorra com os melhores profissionais no mercado de trabalho. "Com o exame, as escolas que formam profissionais terão a oportunidade de se preocupar com a elaboração de um currículo mais adequado para os alunos. O Exame de Suficiência sinalizará para as escolas se o ensino atual é eficiente e capaz de formar profissionais competentes", afirma.

França acrescenta que os efeitos do exame aparecerão apenas a médio ou a longo prazo e explica que a medida enriquecerá o mercado com profissionais mais qualificados. "A outra tentativa de firmar o exame foi frustrada e atrasou um passo importante para os contadores", comenta. O professor se refere à primeira fase do Exame de Suficiência, que teve início em 1999 e foi suspenso em 2003 devido a uma ação judicial.

Sobre esta primeira fase, o presidente do Conselho Regional de Contabilistas do Distrito Federal Adriano Marrocos comenta que a experiência provou a eficiência do exame. Segundo ele, o nível de aprovação ficou em 55% em todo o Brasil na primeira fase em que o exame foi aplicado.

Ele explica que a formação profissional promovida pelas instituições de ensino superior e técnico não prepara os contadores para as demandas do mercado de trabalho. "O Exame de Suficiência é uma conquista, pois confirma o aprendizado dos recém-formados em contabilidade. Além disso, o exame avalia questões técnicas e éticas", diz. Segundo ele, muitos contadores chegam ao mercado despreparados.

Para Sandra Maria Batista, diretora do Sindicato dos Contabilistas do Distrito Federal (Sindiconta-DF) e empresária contábil, o Exame de Suficiência representa um ganho para a classe contábil, para o mercado e para toda a sociedade. "A avaliação representa um crivo entre o certificado de bacharelado e a obtenção da carteira de registro profissional no Conselho de Contabilidade para o exercício da profissão de contador", destaca.

Ela afirma que o exame também provocará de imediato uma preocupação das instituições de ensino superior. "A médio prazo, será sentida uma melhoria na qualidade do ensino na formação dos profissionais. A divulgação dos resultados será um indicador de excelência para as instituições de ensino que disputarão a melhor colocação nas aprovações dos formandos e futuros contadores", explica.

A empresária explica que o mercado contábil enfrenta um período de mudanças devido aos ajustes das normas brasileiras às normas internacionais e acrescenta que sobram vagas para os profissionais da área. "Certamente o exame de suficiência vem para valorizar a profissão e melhorar a qualidade de ensino", opina.

As inscrições para o Exame de Suficiência devem ser feitas no período de 10 de janeiro a 11 de fevereiro de 2011 no site da Fundação Brasileira de Contabilidade e nos sites dos Conselhos Regionais de Contabilidade de cada estado. Poderão se inscrever no exame os candidatos que tenham concluído o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade. A taxa de inscrição é de R$ 100 e a prova será realizada no dia 27 de março em todo o Brasil.

Para mais informações, confira o edital no site do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal